segunda-feira, 11 de abril de 2011

O quê é espiritismo?

Às vezes me sinto na obrigação de responder/explicar às pessoas o que é espiritismo. Devido a imensa falta de informação e certo preconceito acentuado pela constante confusão entre espiritismo e outras religiões, que também propagam a comunicação com o mundo espiritual.


Ao pé da letra, espiritismo é uma doutrina com 3 bases sólidas: ciência, filosofia e religião, codificada por o Hippolyte Léon Rivail (que adotara o pseudônimo de Allan Kardec) em 1857 publicando o Livro dos Espíritos com 1019 perguntas elaboradas pro ele, e respondida pela espiritualidade através de médiuns na França.


Na prática, o espiritismo é uma religião que busca o amor e caridade ao próximo como única forma de salvação, e também trazer explicações as pessoas sobre a realidade do mundo espiritual em relação ao que se passa com nós, espíritos, fora da carne, trazendo conforto e consolo aos seres sofredores desse mundo.


A explicação sobre O que é Espiritismo é muito mais que isso. O assunto é longo. Não seria em um único post desse blog que eu lhes explicaria isso. Livros foram escritos compondo aquilo que chamamos de “obras básicas” do espiritismo para explicar e entender melhor de que se trata. Porém, para realmente entender, mais do que ler e estudar, é preciso vivenciar, trabalhar no bem, atuar como cristão na sociedade civil. Só assim entender-se-á o que realmente é a Doutrina Espírita. Muito mais do que teoria, é prática. É sair da teoria da sala de aula e ir as ruas, desenvolver um trabalho, entender quem somos, de onde viemos e pra onde retornaremos, e principalmente como isso se dá entre uma etapa e outra. As vidas (encarnações) sucessivas.


A confusão se dá devido a outras associações como Candomblé, Umbanda e Religiões afro-brasileiras, também de denominarem “espíritas”. Como, por exemplo, a fundação da Federação Espírita Umbandista e Federação Espírita Brasileira, coisas distintas que recebem nomes muito semelhantes, e que na prática desenvolvem trabalhos um tanto diferentes.


O Espiritismo não recrimina nenhuma outra religião, pelo contrário, abraça todas. Entende-se que a presença espiritual benfeitora está em todos os lugares, afinal, Jesus mesmo nos disse “onde estiverem um ou mais reunido em meu nome, lá eu estarei”, e sendo assim contempla-se o bonito trabalho realizado em igrejas católicas, evangélicas, batistas, etc. A intenção em propagar o bem é o que realmente vale. Outra citação do Mestre Jesus também nos faz refletir quanto a isso; “Há muitas moradas na casa de meu Pai”, essa frase possui diversas interpretações filosóficas, mas também se aplica as distintas casas de trabalho religioso.


Somos todos uma família só, a família universal!


Portanto, mais importante que a religião que se professe o que vale é o amor ao próximo, o auxílio aos que necessitam, os bons exemplos e conduta dos cidadãos, a certeza de Deus e o amor divino de Jesus, o trabalho para nos transformar em seres melhores vencendo nossas más tendências dia-a-dia.


Conheça o espiritismo, estude Kardec. Forme sua opinião sobre o assunto embasando-se em fatos científicos e filosóficos obtidos através do estudo, e não se deixe levar por crendices populares muitas vezes mal propagadas.


Ouça essa música, e entenda mais o que é Espiritismo: http://www.youtube.com/watch?v=dH5LMU5FbOc


Mais uma vez peço a você que lê esse blog e se interessa pelo assunto, me ajude a divulgar esse blog e essas mensagens. Indique o blog a seus amigos. Divulgue em suas redes-sociais.


Muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário