quinta-feira, 30 de junho de 2011

TARTARUGAS ACUADAS


Olá amigos, sem delongas, hoje vou direto ao ponto.


A reflexão que me trouxe a escrever o post de hoje me ocorreu após ver que algo está crescente entre as pessoas e considero eu, na minha visão, uma atitude de certa forma triste nas pessoas.


Trata-se do quanto as pessoas estão se tornando cada vez mais fechadas, menos sensíveis, menos propensos a relacionamentos duradouro, seja afetivo, amigável, familiar ou profissional. A impressão que tenho é que os corações se endureceram, e a crença numa relação positiva é cada vez menor.


Resolvi então consultar O Livro dos Espíritos e procurar algo que pudesse esclarecer esse assunto. Vejam só que bacana o que encontrei nas questões 938 e 938a :


938 As decepções causadas pela ingratidão não predispõe a endurecer o coração e fechá-lo à sensibilidade?


– Isso seria um erro, porque o homem de coração, como dizeis, está sempre feliz com o bem que faz. Ele sabe que se pelo bem que faz não o reconhecerem nesta vida, na outra o farão, e que ao ingrato restará a vergonha e o remorso.


938 a Esse pensamento não impede seu coração de ser magoado; portanto, isso não poderia originar a idéia de que seria mais feliz se fosse menos sensível?


– Sim, se preferir a felicidade do egoísta, que é muito triste! Que ele saiba que os amigos ingratos que o abandonam não são dignos de sua amizade e que se enganou sobre eles; portanto, não deve lamentar sua perda. Mais tarde, encontrará outros que o compreenderão melhor. Lamentai aqueles que têm para convosco um comportamento ingrato que não merecestes, porque terão amarga recompensa, um triste retorno; e também não vos aflijais com isso: é o meio de vos colocar acima deles.


Pois bem. Após edificante leitura percebemos que quando uma namorada, um amigo, um familiar não nos corresponde as expectativas, e o relacionamento não se desenvolve conforme imaginávamos, de nada nos adianta fecharmos nossos corações para novas relações, afinal, aquele que não fez por merecer o sentimento que você tinha, uma hora reconhecerão e lhes sobrarão vergonha e remorso.


A falta de sensibilidade para novas relações é uma realidade cruel, que tem feito de homens e mulheres verdadeiras tartarugas acuadas, que após uma ou outra decepção se escondem dentro de uma casca dura e não querem sair de lá com medo de serem feridas novamente. Olhem ali na foto desse texto, a tartaruga retraída, escondida dentro do casco, nenhum pouco receptiva, não se deixando ver e ser apreciada. Somos nós em certas vezes!


Na canção Sonho de Ícaro, lindíssima por sinal, interpretada por Biafra nos anos 80, o autor diz que “repetir o amor já satisfaz, dentro do bombom há um licor a mais, e até que um dia chegue enfim, em que o Sol derreta a cera até o fim, do alto coração..”


Entendo que nesse trecho o autor quer nos mostrar que sentir novamente o que foi uma sensação boa um dia já nos bastaria, porém dentro de uma pessoa existe algo a mais, que está escondido, guardado só pra quem ousa desvendar o segredo, e fazendo um paralelo com o texto de hoje, nós é que estamos sendo o bombom escondendo o licor, o melhor de nós a gente esconde, esperando um dia em que o Sol (o calor de alguém) nos aqueça de novo, nos derreta o chocolate para que o licor esteja acessível.


http://www.youtube.com/watch?v=wxIERN5-E8U


Peço que continuem me ajudando a divulgar esse blog. Coloquem o link dele em suas redes-sociais, ficarei muito grato da colaboração dos amigos!


Muita paz!

BREVES EXPLICAÇÕES

Logo que iniciei o Blog, deixei algumas explicações necessárias aos leitores. Porém alguns amigos estão se inteirando agora do blog e ficou pra trás o que foi explicado inicialmente. Portanto vou repetir brevemente.

Sobre o autor, Gustavo Musa Lemes, as informações principais estão no perfil, logo ao lado direito desse post, basta clicar lá.

Sobre o Blog, o que realmente é relevante aqui é explicar sua finalidade. Esse blog tem como finalidade debater assuntos que a muitos interessam sempre segundo a luz da doutrina espírita, baseado em meus estudos e leituras.

O nome NA TRILHA ESPÍRITA é uma junção de duas coisas. A palavra "trilha" empregada no sentido de caminho, e também no sentido músical (trilha sonora), já que esse blog se compromete sempre a debater uma música popular ou linkar alguma canção com o assunto proposto.

Duas coisas que fazem parte de forma definitiva de minha vida: música e espiritismo.

É isso... agora, vamos ao texto novo!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARABÉNS

Olá amigos,
É com muita satisfação que eu escrevo esse post de hoje, o dia do meu aniversário, 27 de junho, de 1978, portanto lá se vão 33 anos de vida!


Nesse dia, segundo meus pais às 16:50h, eu vinha ao mundo mais uma vez, recebendo de Nosso Senhor a graça divina da reencarnação. Graça essa que por algum tempo eu não tive a noção e o reconhecimento, mas que hoje, graças a doutrina espírita, posso dizer que entendo as coisas um pouco melhor e luto para me corrigir a fim de aproveitar o melhor possível essa passagem carnal aqui no Planeta Terra.


Estar vivo é um presente enorme que nos é concedido, e só as vidas sucessivas nos dão a certeza do amor de Jesus, do seu enorme perdão e fé que ele deposita em nós a cada vez que por aqui passamos.


Sabemos que na Terra hoje habitam aproximadamente 6 bilhões de pessoas, e segundo comunicações espirituais, temos três vezes esse número de espíritos desencarnados procurando reencarnar. Então se estamos aqui, vivos, certamente outros ainda esperam a sua vez, e essa oportunidade foi dada a nós. É ou não é uma prova de amor do Cristo conosco?



É por isso que eu, nessa data de hoje, só tenho a agradecer. Mesmo que não tivesse motivo evidente nenhum, o fato de estar vivo e completando mais um ano de vida é o maior dos motivos.



Espero saber aproveitar essa passagem. Mesmo que eu não saia daqui 100% lapidado (certamente não sairei), mas que eu consiga dar um único passo na minha evolução espiritual já valeu a pena. Aproveitar cada oportunidadezinha de demonstrar que os ensinamentos do Cristo habitam em nós é caminhar junto ao progresso. Não perder as oportunidades.



Lembrando também que os espíritos desencarnados quando são perguntados sobre o que mais lhes aflige depois que acordam no plano espiritual, quase em sua totalidade respondem a mesma coisa; “a sensação de tempo perdido”!



E é exatamente pensando nisso que eu tenho tentado conduzir meus dias. Aproveitar o tempo que me é dado, as oportunidades que tenho, cada uma delas, a fim de um dia saber que, mesmo me equivocando por tantas vezes, eu procurei agir corretamente sempre.



Não importa o passado. Se você fez isso ou aquilo ontem. O passado está lá atrás, não se muda mais, que ele sirva apenas de lição para que você se prepare melhor para a próxima ocasião semelhante, e viva de hoje em diante agindo corretamente.



Chico nos deixou uma frase, que se tornou conhecidíssima em todo mundo, e é sábia; “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, que essa frase ilustre nossos erros e nos ilumine um caminho muito melhor lá na frente. Só depende de nós, da nossa transformação pessoal, de aproveitarmos as oportunidade que temos o quanto antes.


Nesse post de aniversário, a mensagem é essa; saibamos aproveitar da melhor maneira possível o tempo que nos resta, gratos pelo que já vivemos, deixando os erros lá atrás e esperançosos de um novo amanhã!


Que esse próximo ano que se inicia hoje para mim seja repleto de oportunidades de transformação para mim e para vocês!


À todos que me ligaram, mandaram mensagens ou recados hoje, desejo o mesmo. Extremamente grato pelo carinho e atenção de todos!


Muitíssimo obrigado.



O parabéns espírita está aqui, é a TRILHA de hoje: http://www.youtube.com/watch?v=9C15cDVQgKs


Muita paz!

sábado, 25 de junho de 2011

A LOJA DE DEUS


Olá amigos,


Começo sempre esse blog agradecendo aos que visitam e incentivam. Essa semana recebi uma mensagem assim “você não sabe o que seus textos são capazes de fazer, por favor não pare”. Não que eu esteja querendo me enaltecer além do cabível, de modo algum, apenas fico realmente feliz em saber que alguém se apóia no que discutimos aqui e ajuda as pessoas a enfrentar as turbulências do dia-dia. Obrigado a você que me mandou essa mensagem!


Certa vez um homem andou por um longo caminho, descrente, reclamando da vida, até que se deparou com uma lojinha, e na frente dela estava escrito “LOJA DE DEUS”. O homem prontamente entrou e quis conhecer a tal loja.


Lá dentro foi recebido com muito amor por um atendente, que ao ser indagado quais tipos de produtos se vendiam ali respondeu que na Loja de Deus não se vendia nada, era tudo de graça, mas somente as coisas não materiais estavam à disposição, e prosseguiu o atendente dizendo ao homem que poderia pedir o que quisesse.


Sem pestanejar, o homem pediu paz para sua família que andava em desalinho; harmonia para sua vida que já era um tanto quanto desequilibrada; fé para seus dias de falta de esperança; compaixão para o trato com os despreparados, tolerância, amor, indulgência e tantas outras coisas que julgou necessário.


O atendente da loja então foi até o depósito, voltou com um pequeno saquinho e entregou para o homem dizendo “Pronto, está tudo aqui, o senhor pode levar, é de graça”.


O homem sem entender muito indagou o atendente: “Eu lhe pedi tanta coisa e você me trouxe somente um saquinho minúsculo. Tudo que eu lhe pedi cabe nesse saquinho?” e o atendente respondeu “É que na Loja de Deus oferecemos apenas as sementes”.


É isso aí meus amigos. Que essa história singela nos sirva de lição para que entendamos que em nossa vida temos que plantar as coisas para poder colhê-las. Deus, em sua infinita bondade nos dá tudo que precisamos, nós é que decidimos o que vamos plantar no terreno de nossas existências. Muitas pessoas infelizmente pegam essas sementes e nunca as plantam.


Assim como em uma lavoura, quem planta tomate colhe tomate, quem planta arroz colhe arroz, em nossas vidas é a mesma coisa; quem planta amor colhe amor, quem planta paz colhe paz, quem planta raiva colhe raiva, etc.. por aí vai!


Se você quer que sua esposa seja uma Rainha para você, a trate como uma Rainha, se você quer que seus amigos lhe respeitem, respeite eles, se o problema for paz com os vizinhos que lhe aborrecem, trate-os com gentileza e paz. Se em cada uma dessas situações citadas você agir com rispidez e ignorância, provavelmente o retorno será na mesma moeda. Muitas vezes é um simples detalhe que muda toda uma jornada.


Palavras como “bom dia, por favor, com licença, obrigado, conte comigo” tem um poder muito maior do que muitos imaginam.


Vamos plantar sementes positivas em nossas vidas hoje mesmo. Sejamos agricultores da paz e do amor.


A música que pensei para linkar com esse texto chama-se A SEMENTE DO AMOR, porém não encontrei ela no YouTube para deixar para você ouvirem. Vou então escrever a letra para leitura.


A Semente do Amor


Olhando em tudo a mão do Senhor,
Plantando nos corações a semente do amor.
Pedindo a todos que levem o Evangelho da Luz,
Àqueles que ainda não conhecem Jesus.


Que todos possam enfim compreender seu valor.
Que todos possam buscar nosso Mestre Senhor.


Vamos irmão semear a semente, para que nasça uma flor,
em orfanatos, asilos e creches, por todo lugar onde eu for.


Vamos irmãos, plantar a semente, nos corações sofredores.
Que eles venham então se unir ao nosso Jesus Redentor.
Que todos possam também aceitar, nosso Mestre Senhor!



Muita paz!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CASCA GROSSA

Olá,


Muito me honra a sua presença nesse blog. Agradeço cada visita que recebo. O que me motiva é que além de visitas eu tenho recebido sugestões de textos dos amigos que visitam o blog e se interessam por ele. Tenho recebido e-mails, mensagens, até nas ruas os amigos me abordam para dizer que estão lendo e fazer comentários. Muito legal mesmo!


A amiga Ana Luisa Gomes, leitora desse blog, me enviou um texto muito bacana, que quero compartilhar com vocês. Meus agradecimentos Ana.


Leiam com atenção, reflitam nessa mensagem, tenho certeza que você vai se identificar com ela em muitos momentos.




PAI COMEÇA O COMEÇO


Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.


Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.


Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis....


Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.


Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.


Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”.



Realmente lindo e sábio. São inúmeras as tangerinas que meu pai e minha mãe já começaram pra mim. Tanto as frutas, como os problemas dessa vida. Se eu não tivesse tido os pais que tenho realmente muitas tangerinas eu não teria conseguido descascar simplesmente por que eles começar pra mim. Obrigado Pai, obrigado Mãe!


A música que escolhi para ilustrar esse texto é “Oração Cabocla”, do querido e talentoso Plínio Oliveira, que diz sobre a pessoa que sempre recorre a Deus. http://www.youtube.com/watch?v=2Fx6pW3SZp4



Que esse texto sirva para a reflexão pessoal de cada um de nós trazendo-nos um sentimento de agradecimento aos nossos pais, e principalmente, lembramos que o Pai do Céu está lá, disposto a começar todos os começos por nós, basta pedirmos pra ele com fé!



Muita Paz!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

EDUARDO E MONICA




Olá amigos,


Sempre que encontro um amigo pela rua e me diz que leu esse blog, e que dele tirou algumas coisas bacanas para sua vida, a alegria é imensa. Sensação de missão cumprida. O que me motivou a escrevê-lo era realmente isso, compartilhar com quem pudesse ler algumas coisas da doutrina espírita através da música.


Algumas pessoas comentam da dificuldade em deixar comentário aqui no blog. Realmente, quanto a isso devo concordar. O Blogspot é meio chatinho para se postar comentário. O processo é um pouco complicado e muitas vezes a pessoa tenta, tenta, e no final desiste. Enfim, o que vale é a intenção. Agradeço mesmo assim!


Está rolando no YouTube um clipe não oficial da música Eduardo e Monica, da Legião Urbana, que se você ainda não viu, aqui está o link http://www.youtube.com/watch?v=gJkThB_pxpw . Esse vídeo tem feito enorme sucesso, milhões de pessoas já o acessaram e o assunto corre solto nas escolas, faculdades, clubes, bares, e redes-sociais. Mas por que será que a história de Eduardo e Monica faz tanto sucesso? Vamos debater o assunto? Ok.. .


Para quem não sabe, essa história narra o relacionamento de um casal que a princípio não tinham nada a ver, eram literalmente opostos, e mesmo assim deram certo. Ficaram juntos, se amaram, tiveram filhos e até onde se sabe foram felizes.


Eu, particularmente entendo que o sucesso dessa história se dá devido a muitas pessoas e casais se identificarem com ela. Quem nunca se interessou por alguém que não tem nada a ver com a gente?


Vivemos a procura daquela pessoa que aparentemente é aquilo que chamamos de “Alma gêmea”. Os dois gostam de filme de comédia, adoram andar de bicicleta, amam música dos anos 80, colecionam discos de vinil, torcem pro mesmo time, procuramos aquela pessoa que tem exatamente todos os gostos que a gente tem. Como se isso fosse garantia de felicidade pro casal.


Muitas vezes isso é uma barreira, e resulta em solidão, pois convenhamos que achar uma pessoa exatamente igual a gente é algo bem difícil, e restringe as opções enormemente, e encontrá-la fica quase impossível.


Deixemos isso de lado. Conviver com as diferenças também tem seu lado bom. Se você gosta de comédia e ele de ficção, está aí uma boa oportunidade para você aprender um pouco mais sobre outra coisa, que certamente lhe acrescentará. E isso serve para todas as outras coisas, lazer, política, time de futebol, teatro, literatura... se os gostos são diferentes, ótimo, aprenda com isso. Essa pessoa acrescenta algo em nossas vidas, com certeza. Já aquela pessoa exatamente igual a nós não terá muito a nos ensinar.


E, fala verdade, não é muito legal quando podemos compartilhar algo com alguém? Principalmente se esse alguém for uma pessoa querida.


Esteja disposto. Boa vontade é a palavra chave! Não diga não antes mesmo da pessoa terminar a frase. Tente! Aquilo que a pessoa está propondo pode despertar em você sensações até então adormecidas, e que, por fim, podem ser deliciosas.


Assim como fizeram Eduardo e Monica, se permitiram, toparam conhecer um ao outro como eles realmente eram. Aí você diz: “mas comigo isso nunca dá certo, só na música mesmo...” Claro, e repito, Eduardo e Monica se permitiram, viram nas diferenças uma oportunidade de aprender e gostar de algo novo, enquanto você vê nas diferenças um grande obstáculo. Talvez essa seja a chave da questão.


O Teatro Mágico, diz em uma de suas canções a seguinte frase, “os dispostos se atraem”. Não é intrigante? Vamos repetir para vocês pensarem com calma OS DISPOSTOS SE ATRAEM, um trocadilho com a famosa frase “os opostos se atraem”, pode até ser, desde que estejam dispostos.


Permitam-se e sejam felizes


Muitas paz!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MENINO PRODÍGIO


Olá queridos amigos,


Recebi um vídeo do YouTube da amiga Rita Necchi, companheira de coral, de um garoto de 3 anos de idade “brincando de reger”.


Notem a forma que ele rege, ele acompanha a música perfeitamente, muitas vezes ele muda o compasso antes mesmo da melodia, demonstrando que conhece a música de cor. O garoto demonstra que sabe o que está fazendo, e não apenas brincando. A naturalidade com que ele executa os movimentos, a leveza, a precisão nas mudanças de dinâmica da música.


É impressionante! Principalmente a alegria dele ao reger a música.


Não há explicação para isso a não a espiritualidade que envolve o garoto. Uma pré-disposição natural que ele demonstra, talvez fruto de habilidades de outras existências. Uma criança de 3 anos não faz isso por aí.


E como o NA TRILHA ESPÍRITA trata de música e espiritualidade esse vídeo tem tudo a ver.


Perca (ganhe, com certeza) 4:29min e impressione-se com essa prova maravilhosa do poder supremo da espiritualidade.


http://www.youtube.com/watch?v=0REJ-lCGiKU&feature=player_embedded


Muita paz!

O SAL DA TERRA



Ola amigos,


Quero compartilhar com vocês algo que tem sido muito útil para mim, e com certeza pode ser a vocês também. A Rádio Espírita Boa Nova que pode ser ouvida online, através do site www.radioboanova.com.br . Preces, mensagens, debates e comentários que certamente serão de muito proveito.


Sempre que estou em casa, ligo o computador, entro nesse site, e deixo a rádio ao fundo enquanto faço minhas coisas, é sempre de muito aprendizado, e queria dividir isso com vocês.


Hoje, nessa mesma rádio, ouvi uma música de letra importantíssima para nossos dias e quero deixar aqui para vocês lerem e refletirem, e ao final o link do vídeo.


O SAL DA TERRA
(Beto Guedes)


Anda
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar...


Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir


Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...


A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...


Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã


Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...


Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...


Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra


http://www.youtube.com/watch?v=YmDct14yAhs



Obrigado a todos pela visita, se possível recomende esse blog aos amigos.


Muita paz!

domingo, 12 de junho de 2011

JOSHUA BELL

Olá amigos;


Dei uma rápida passada pelo blog para dizer à vocês como é lindo o som de um violino bem executado, e se a canção for da mesma forma belíssima, aí faz-se um momento sublime que só a música nos proporciona.


Sugiro que coloque um fone de ouvidos, feche os olhos, abra esse link e curta um momento maravilhoso olhando para você mesmo.


Se achar necessário, ore! Se não convier, apenas escute a canção em silêncio! Deixe a música invadir você, garanto que ao final da melodia você se sentirá um pouco melhor!


Boa escuta!


Joshua Bell – Ave Maria:


http://www.youtube.com/watch?v=DvlTuBnpKpc

sexta-feira, 10 de junho de 2011

TOCANDO EM FRENTE



Agradeço, em nome de Mestre Jesus, a sua presença nessa página do blog NA TRILHA ESPÍRITA. Assim como, respeitosamente, agradeço os recados que recebo diariamente dos amigos que lêem e me escrevem incentivando na continuidade da escrita.


Alguns me procuram e dizem que o blog virou “leitura obrigatória” e isso muito me alegra e me incentiva na tarefa de elaborar referidos textos.


Cada passo dado em nossa caminhada é semente plantada na estrada da vida, que será colhida em outrora conforme a justiça absoluta do nosso Mestre maior. Sabemos que o plantio é opcional, nenhum de nós é obrigado a fazer nada, nem o mau, nem o bem, plantamos na história de nossa existência somente aquilo que queremos, porém a colheita é obrigatória. É a Lei do Livre Arbítrio.


Assim como outra máxima divina nos diz que A Cada Um Segundo Suas Obras, então se plantamos atitudes de amor, certamente colheremos tesouros de afeto, da mesma forma, se semeamos atos de não-amor a colheita será na mesma proporção.


“Cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz, (...) é preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso chuva para florir”, trecho da lindíssima canção Tocando em Frente, de Almir Sater com interpretação aqui nesse link de Maria Bethânia, que nos traz a reflexão sobre a temática em questão.


http://www.youtube.com/watch?v=rgRgYpue5zQ


Logo de início é colocado pelo autor; “Ando devagar porque já tive pressa, e levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou nada sei.” Nota-se que a percepção da vida, nos proporciona momentos de reflexão e compreensão que nossos erros são nossos grandes aliados no caminho evolutivo. Basta encará-los como lições de aprendizado, cientes que nos sentiremos mais fortes e mais felizes com tais aprendizados.


Já no trecho seguinte, o autor nos demonstra seu modo de pensar que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente, como um velho boiadeiro levando a boiada, se vai tocando os dias pela longa estrada...


Assim como na canção, a noção de obedecer a ordem natural das coisas em nossa vida. Cientes de que as coisas acontecem na hora certa, compreender a marcha e ir tocando em frente.


Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, num dia a gente chega, no outro vai embora.. O belíssimo privilégio da reencarnação, no qual um dia viemos, e noutro dia voltamos à Pátria Espiritual.


Andemos devagar caríssimos amigos, cientes que a pressa não nos proporcionada aquilo que precisamos para lapidar nossas mazelas. Devagar, porém seguindo em frente, e não estacionados. É devagar que se vai ao longe...


Deixo como frase final da canção para reflexão pessoal de cada um de nós; “Cada um de nós constrói a sua história...” O que você tem feito com a sua?


Muita paz!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PROCURE DEUS


Olá amigos,


Quero narrar uma historinha, para que reflitamos sobre o quanto procuramos Deus.


Um homem estava no barbeiro cortando seus cabelos, assunto vai, assunto vem, começaram a conversar sobre a existência de Deus. O barbeiro então disse:


- Eu não acredito nesse Deus que você fala. Se Deus existisse não haveria guerra, crianças com fome, gente a sofrer, crimes terríveis. Não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas!


O cliente pensou por uns instantes, e não respondeu. Preferiu não prolongar o assunto a fim de evitar uma discussão.


Saindo da barbearia avistou um mendigo, de barba longa e cabelos mal cuidados. Então, voltou à barbearia e disso ao barbeiro:


- Barbeiros não existem!


O barbeiro de pronto disse:


- Claro que existe, eu sou um, e estou bem aqui na sua frente!


- É evidente que não existem. Se existissem não haveria pessoas com cabelos mal cuidados e barbas enormes como aquele homem ali. Disse o cliente apontando ao mendigo na rua.


- Mas eu lhe digo que barbeiros existem sim, as pessoas, como aquele mendigo, é que não me procuram, mas eu estou aqui, basta elas virem a mim! Respondeu o barbeiro.


E o cliente disse para encerrar o assunto:


- Assim é com Deus, Ele existe, e está lá, as pessoas é que não o procuram!


Reflitamos nisso e tenhamos certeza da existência divina de Deus, e que ele está a nos esperar basta procurarmos, e o encontraremos a esperar por nós!


Na música Noites Traiçoeiras, em uma gravação linda do iluminado Padre Marcelo, um trecho diz assim, “Entregue sua vida e seus problemas, fale com Deus, ele vai ajudar você”... essa frase reflete o que diz o texto de hoje, “FALE COM DEUS”, procure Deus, ele está lá, infelizmente muitos de nós procura muito pouco a Deus, a Jesus. Criemos esse hábito.


Em outro trecho da música, a letra diz, “Deus é amor, e não te deixará sofrer”, mais uma vez repito, FALE COM DEUS, ele não te abandonará nunca!


http://www.youtube.com/watch?v=NMcgv8hbkiM


Muita paz!



segunda-feira, 6 de junho de 2011

ESPÍRITO PROTETOR (Anjo da Guarda)


Queridos amigos, agradeço, como sempre, a visita que vocês fazem a este blog, e ajudam divulgá-lo. Falaremos hoje do Espírito Protetor, ou de Anjo da Guarda... tantos nomes para uma mesma coisa.


Todos nós temos um Espírito Protetor. Desde que encarnamos, um Espírito tem a tarefa de nos orientar, nos intuir, e estar sempre por perto zelando pelo nosso bem. É ele que estará conosco até a hora do nosso desencarne, e muitas vezes após o desencarne também, no mundo espiritual. Cabe a nós, darmos espaço e permitirmos que esse Espírito Protetor atue. Se fecharmos as portas a sintonia não ocorre.


E como abrir ou fechar a porta para sentirmos nosso Anjo da Guarda? Pelas nossas atitudes! São nossas atitudes que definem o quão próximo nosso Espírito Protetor é de nós. Vale dizer que ele nunca se afasta, somos nós que permitimos mais ou menos a sua influência. Por isso amigos, mais do que nunca agir no bem é fundamental para que a proteção divina possa nos assessorar.


Kardec, em O Livro dos Espíritos, explica o assunto:


489 Há Espíritos que se ligam a um indivíduo em particular para protegê-lo?


–Sim, o irmão espiritual; é o que chamais de bom Espírito ou bom gênio.


490 O que se deve entender por anjo de guarda?


– O Espírito protetor de uma ordem elevada.


491 Qual é a missão do Espírito protetor?


– A de um pai para com seus filhos: conduzir seu protegido ao bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolá-lo em suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida.


492 O Espírito protetor é ligado ao indivíduo desde seu nascimento?


– Desde o nascimento até a morte e, muitas vezes, o segue após a morte na vida espiritual, e mesmo em muitas existências corporais, porque essas existências são somente fases bem curtas em relação à vida do Espírito.


493 A missão do Espírito protetor é voluntária ou obrigatória?


– O Espírito é obrigado a velar por vós, se aceitou essa tarefa. Mas escolhe os seres que lhes são simpáticos. Para uns é um prazer; para outros, uma missão ou um dever.



Amigos, estejamos todos nós cientes de que temos sim um Anjo da Guarda, e que ele, está sempre a nos ouvir e nos ajudar. Basta darmos condições que Ele se aproxime.



Deixo como trilha sonora do NA TRILHA ESPÍRITA duas canções; uma bem singela, portuguesa, com um sotaques luso gostoso de ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=IitXc050Y6Q


E outra muito bonita, também falando dos Anjos da Guarda: http://www.youtube.com/watch?v=lrCyfTqeok8




Abraços fraternos a todos.



Depoimento pessoal:


Dia desses, enquanto estávamos em oração na Associação Espírita Allan Kardec, de S.J. Rio Preto/SP, casa da qual estudo e trabalho, através de um amigo, médium da casa, um espírito pediu permissão para dar uma comunicação. Permissão dada, o espírito disse em claro e bom tom que sempre esteve por perto, olhando atentamente pelas atividades relacionadas a música, que o Coral Vozes do Coração é de muito apreço de muitos amigos espirituais, para seguirmos firmes no trabalho a frente do coral, e disse ainda que ele (o espírito comunicante) estará sempre por perto, auxiliando para que o nosso Coral progrida sempre.


Ao fim da comunicação que ocorreu através do fenômeno de psicofonia, o médium se dirigiu a mim, e disse que era meu espírito protetor que se comunicou, e tratava-se de uma mulher. Evidente que me emocionei, ao saber que tenho o amparo da Providência Divina para atuar na área da música.


Como não bastasse, uma amiga, também médium do Kardec, que tem a sensibilidade de ver os bons amigos, disse que já viu essa minha protetora duas vezes ao meu lado, e que por diversas vezes ela (a protetora), por ser muito ligada a música, se mistura entre os integrantes do Coral e canta junto conosco, feliz e alegre no meio de nós.


É emocionante.



Esse post é dedicado à você, minha amiga protetora, a quem sou muito grato pelo auxílio e amparo que me presta! Saiba que nunca abandonarei a música, farei isso cada vez com mais dedicação em sua homenagem. Muito obrigado!



quarta-feira, 1 de junho de 2011

AMIGOS


Olá amigos, o tempo passa e quero continuar agradecendo a todos pelas visitas constantes que fazem ao blog NA TRILHA ESPÍRITA, e também pelas mensagens que recebo de apoio e incentivo aos textos.


Falaremos hoje sobre amigos! Não apenas de amizade, mas sim de amigos. Amizade é um sentimento que se tem por alguém, amigo é a pessoa em si pela qual se tem o tal sentimento.


Gostaria que você refletisse sobre essa pergunta: Seria possível uma encarnação inteira sem um único amigo? Evidente que não. Amigos são o braço estendido na hora do erro, a gota de chuva na plantação seca, o alívio necessário quando tínhamos certeza que todos nos recriminariam, mas ele estava ali, para nos confortar e transmitir a nós palavras de incentivo.


Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec através dos espíritos amigos, nos esclarece a simpatia entre dois espíritos:


387. A simpatia entre dois espíritos tem sempre por princípio um conhecimento anterior?


“Não; dois Espíritos, que se agradam mutuamente, naturalmente se procuram, sem que se tenham conhecido como homens.”



Fica evidente e fácil de entender o motivo de seu melhor amigo ser justamente aquele que você conheceu em um dia bobo, numa tarde até então comum, na rodinha de violão, foram apresentados, e sem grandes motivos aparentes vocês conversaram, se identificaram, passaram a se falar com mais freqüência, combinaram algumas baladinhas, e pronto, quando menos perceberam já eram melhores amigos.


Sim, espíritos afins encarnam próximos, e provavelmente se encontrarão na Terra para estarem sempre perto um do outro, auxiliando. Como descrito no parágrafo anterior, não é coincidência essa pessoa ter se tornado seu grande amigo, tenha certeza que a providência divina se incumbiu de fazer tudo acontecer como deveria ser.


“Amigo é coisa pra se guardar de baixo de sete chaves, dentro do coração (...) amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não (...) seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia amigo eu volto a te encontrar...” Trecho lindo da famosa Canção da América, de Milton Nascimento. http://www.youtube.com/watch?v=OlcQE4NeXow&feature=related


Uma breve história sobre o que é um amigo.


Certa vez dois grandes amigos foram convocados para guerra, e lá foram. Depois de alguns meses em batalha, um deles retornou a base e verificou que o outro não havia retornado. Decidiu voltar ao campo de batalha e procurar o amigo. O Sargento, prontamente ordenou que ele não fizesse isso, pois certamente àquela altura o amigo já estaria baleado, provavelmente morto, e não adiantaria nada uma atitude desesperada daquela, e que ao final do dia, seriam dois mortos e não apenas um.


Contrariando o Sargento, o amigo partiu e foi em busca do outro amigo que ainda não havia voltado. Horas se passaram e nada. Mais algumas horas e eis que o amigo retorna com o outro amigo pendurado nas costas, ensangüentado, morto.


O Sargento não teve dúvida, reuniu o batalhão, e aproveitou o momento para dar uma lição de moral, disse: “Eu avisei para você não ir, sabia que ele estaria morto, você expôs sua vida atôa, descumpriu uma ordem minha, e de nada adiantou, que isso sirva de exemplo para todos, não valeu a pena o sacrifício”.


Então o amigo, aos prantos, com o outro amigo morto nas costas disse: “Valeu a pena sim Sargento, deu tempo de eu chegar lá e encontrar ele. E ao chegar ele ainda estava com vida, foi o tempo suficiente de ele olhar nos meus olhos e dizer, ‘eu sabia que você viria’”.


Muita paz aos amigos que compartilham esse blog com os seus amigos.

Abraços fraternos!