Olá amigos,
Mais uma vez começo esse blog agradecendo a atenção de vocês que visitam essa página freqüentemente. Obrigado pelo carinho que me dispensam.
Antes de começar o assunto de hoje, preciso contar-lhes uma breve história, afinal é dela que vamos falar: a história do Profeta Gentileza.
Essa história é fato verídico, e passa-se na cidade do Rio Janeiro, tendo início na decida de 60.
Seis dias após um incêndio de grandes proporções em um circo na cidade de Niterói, onde morreram mais de 500 pessoas, em sua grande maioria crianças, José Datrino (1917-1996) diz ter ouvido “vozes astrais” lhe orientando a abandonar todas as coisas do mundo material e se dedicar as coisas do mundo espiritual. Assim foi feito, abandonou tudo, voltou ao local do acidente, e, em meio a cinzas e escombros plantou flores, grama e árvores, fazendo um belo jardim, onde moraria por 4 anos, e passou a se dedicar em consolar os familiares das vítimas do incêndio.
No final dos anos 60, passou a escrever frases, geralmente em tons de verde, amarelo, azul e branco pelos viadultos e pilastras da cidade do Rio de Janeiro de conteúdo gentil e amoroso. Sua principal frase, que estampava quase todos seus escritos era “Gentileza gera gentileza”.
A partir daí era visto freqüentemente vestindo uma túnica branca, carregando flores nas mãos e uma longa barba pelos trens de subúrbio, barcas e ônibus da cidade propagando a gentileza.
Com o tempo suas frases foram pichadas pelos vândalos, e a prefeitura decidiu então cobrir tudo com tinta cinza. A população do Rio, já habituada a ler as frases de gentileza, organizou um movimento conhecido como “Rio Com Gentileza” e exigiu que o poder público restaurasse as frases. No ano de 2000 as frases foram restauradas e devolvidas a população. Os viadutos e pilastras são hoje Área de preservação do patrimônio público na cidade do Rio de Janeiro.
Aos que diziam que ele era maluco ele respondia: “Sou maluco pra te amar, e louco pra te salvar”. Ficou conhecido como um pregador, morador de rua; O Profeta Gentileza (foto do início do texto).
Essa história de amor ao próximo, sem interesse pessoal nenhum, apenas preocupado em um tornar o mundo um local mais agradável, ganhou duas músicas; uma de Gonzaguinha e outra de Marisa Monte (http://www.youtube.com/watch?v=O77whE77pv0&feature=fvsr) as duas com o mesmo nome, GENTILEZA!
Miremos nesse exemplo, ter com o próximo gestos de gentileza. Gentileza, realmente gera gentileza. Se me dirijo a uma pessoa de forma bruta, tom de voz alto e grosseiro, certamente ela me responderá no mesmo tom. Mas o inverso também é verdadeiro, se me refiro a quem quer que seja com palavras doces, gentis e amorosas a resposta também será dessa forma.
Geremos gentileza. Sejamos profetas de nossas vidas. Cuidemos nós um pouco mais das coisas espirituais e menos das coisas materiais. O exemplo lindíssimo está aí. Basta querer. Mudar o mundo é muito mais fácil quando começamos por nós mesmos.
Que o amigo Jesus nos ensine a ser pessoas mais gentis.
Peço aos amigos leitores que me ajudem divulgando o blog, colocando o link em suas redes-sociais. Faça um gesto de gentileza agora mesmo, indique essa página a um amigo. Ficarei muito grato com sua colaboração.
Muita paz e gentileza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário