quinta-feira, 26 de maio de 2011

AÇÃO E REAÇÃO

Olá amigos,


É sempre uma satisfação enorme tê-los aqui compartilhando comigo momentos de estudo e reflexão espírita.


Falaremos hoje de uma das Leis Naturais, a Lei de Ação e Reação, aquela que como o nome já diz, nos traz alguma conseqüência proveniente de uma atitude nossa, seja boa ou má. Vamos ver isso como funciona melhor?


Pensemos nós, a princípio, que essa Lei é um mecanismo absoluto de justiça, dando a cada um de nós segundo suas obras. Não há qualquer favoritismo a quem quer que seja. Boas ações nos trazem boas conseqüências, más ações nos trazem conseqüências más e nos colocam em situações onde precisaremos sanar o mau feito anteriormente. Não se trata de castigo, e sim de conseqüência. Aquilo que fazemos de bom ou mau a terceiro resulta diretamente sobre nós, de uma maneira ou de outra.


Passamos assim a entender que todo amor e paz que transmitimos aos outros retorna a nós, da mesma forma que todo mal causado a quem quer que seja, será agressivo contra nós mesmos, gerando conseqüências futuras.


Allan Kardec, em O Céu e o Inferno, nos esclarece: “Não há uma única imperfeição da alma que não importe funestas e inevitáveis conseqüências, como não há uma só qualidade que não seja fonte de gozo”.


Será que aquele palavrão falado no trânsito não nos traz conseqüências? Aquele comentário maldoso sobre o carro novo do vizinho? Comentar a forma física pouco privilegiada de amiga de trabalho? A discussão no futebol com os amigos? O tom de voz mais alto para orientar um funcionário na frente dos outros? A não caridade... o orgulho... a calunia... a difamação... a agressão física... etc.. etc.. etc... Atitudes “bobas”, que passam despercebidas no nosso dia-dia e somam pesados pontos negativos em nosso saldo de vida.


André Luis, de forma até muito simples, nos coloca um modo de pensar interessante. Uma boa ação por dia, ao final de um ano, nos trará 365 conseqüências positivas. Já imaginou sua vida com 365 coisas boas a mais hoje? Não seria interessante? Da mesma forma que uma atitude má por dia nos gerará 365 conseqüências ruins por ano. É muita coisa!


Cabe a nós refletirmos sobre o tema e decidirmos o que queremos para nós.


Agradeço aos amigos que recomendam esse blog aos seus amigos através de suas redes sociais. É muito importante a divulgação desse conteúdo.


Muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário