quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VEM COMIGO

Olá amigos!


A partir deste post quero contar para vocês um pouco da história da gravação do primeiro cd do Coral Vozes do Coração. Algumas curiosidades e bastidores desse trabalho que levou alguns meses para ficar pronto.


A música VEM COMIGO, por exemplo, tem uma história bem interessante e o acaso é que deu à ela o formato que vocês escutam no cd. Mas, antes, deixe-me contar um pouco da composição.


Como de costume, por muitas vezes sento no tapete da sala e fico com o violão no colo tocando coisas sem sentido, brincando com o violão, de tevê ligada, internet ao lado... sem maiores pretensões. Me lembro que a melodia do refrão surgiu muito forte em minha mente e aquilo me chamou atenção. Tratei de escrever uma letra que pudesse ser cantada junto com aquela melodia. Anotei em um papel e deixei de lado.


Só no dia seguinte que retomei a idéia. Peguei novamente o violão, caneta e papel e resolvi escrever sobre a amizade. Decidi escrever sobre uma situação de certa forma comum, dois amigos, um cristão e o outro distante da religião, onde o amigo cristão vive chamando o outro amigo a se livrar do perigo e seguir uma religião. Mesmo fazendo isso insistentemente, a ponto de se cansar de tanto convidar.


Os ensaios começaram, passamos a música nova aos integrantes do coral. Porém devido a compromissos tivemos que refazer a programação dos ensaios e acabamos deixando para ensaiar essa música mais pra frente. Semana vai, semana vem, chegou o dia de ir para o estúdio e colocar voz nessa música. Mas como, se não tínhamos ensaiado ela? Foi apenas um ensaio. Muito pouco para que todos aprendessem a música, ninguém havia memorizado a música ainda. Então tive a idéia de fazer dessa música uma espécie de We Are The World, onde cada um canta um pedacinho e no refrão todos cantam juntos. Afinal, seria mais fácil ensinar uma frase para a pessoa, do que a música toda. Consultei os outros coordenadores do coral e gostaram da idéia. Escolhemos as pessoas que iriam gravar as vozes individuais, ensaiamos separadamente com elas ali mesmo no estúdio, dez minutos antes de começarmos a gravar, cada uma aprendeu sua frase, e pronto, gravamos!


A música era pra ser cantada em coro, mas devido aos poucos ensaios acabamos optando por gravar voz a voz, individual. Agora fico pensando, será que nossos bons amigos lá de cima já não estavam programando isso e trataram de encaminhar as coisas para esse formato? Ahm...?!?! Pois foi realmente muito legal, se pensarmos bem tem tudo a ver, o fato de cada um cantar uma parte da música, trouxe para a música uma coisa de coletivo, de amizade, de colaboração e cooperação que é o sentido real da letra da música.


Foi muito bacana ver o espírito de cooperação entre os coralistas. Todos se envolvendo na idéia e torcendo pelo outro companheiro. Tiramos várias lições nesse dia. Vimos que o sucesso coletivo depende da dedicação individual de cada um, aprendemos que quando cada um faz sua parte com carinho o resultado é positivo para todos.


Ao final de cada gravação individual todos aplaudiam com alegria. Foi muito gostoso ver essa energia que o grupo todo emanava ao amigo que estava gravando. Os olhinhos brilhavam, o ambiente estava realmente envolvido em vibrações de fraternidade e amor.


Não houve nada que não fosse positivo. Prefiro chamar tudo que aconteceu naquele dia de “experiências engrandecedoras” e ver tudo pelo lado positivo. Tudo serve de crescimento. Foi tudo realmente como devia ser, maravilhoso para aquele momento alegre que nosso coral viva.


O resultado está aqui:


http://www.youtube.com/user/gustavomusalemes#p/a/u/1/Rujv_ST84PQ


Espero que gostem.


Abraços sinceros.


Muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário